terça-feira, 28 de abril de 2015

TCM investiga Toninho Peso Pesado


Parece que o atual prefeito de Igarapé-Miri, Toninho Peso Pesado (PMDB), e atual candidato na eleição suplementar ao mesmo cargo, segue à risca a mesma cartilha maligna de Pé de Boto. Depois de 04 (quatro) meses de governo, apenas a licitação de combustível foi concluída, sendo dispensada a compra do Posto Maués Carvalho, o único legalizado em Igarapé-Miri.

Entretanto, na contramão dos procedimentos licitatórios, exigidos por Lei, e que dão mais transparência a gestão pública, Toninho distribui medicamentos pelo interior em ações de saúde, além da contratação de serviços e aquisição de materiais que dão funcionamentos à maquina pública: merenda escolar, iluminação pública e locação de veículos, entre outros...Ao que consta, tudo sem procedimento licitatório, respaldado por um decreto assinado por Toninho instaurando situação de emergência em âmbito municipal. A justificativa para o Decreto é a situação de descontrole administrativo deixado por Pé de Boto, seu aliado, que também decretou estado de emergência quando assumiu em 2012 (sem necessidade), e saiu comprando tudo à revelia da fiscalização pública. Agora Toninho se utiliza da mesma prerrogativa.

Enquanto isso, empresas que nunca forneceram para o município começaram a aparecer, talvez, vinculadas a apoios políticos. Após as eleições, saberemos os estragos.

O Tribunal de Contas dos Municípios - TCM, instaurou investigação e quer saber detalhadamente o que acontece no município, e quais providências estão sendo tomadas para manter a transparência. De antemão respondemos ao TCM que nem o "Portal da Transparência" funciona no município, imaginem a transparência, de fato.

Em matéria publicada pelo Blog Gazeta Miriense em 15 de Abril, o Professor miriense Dr. Paulo Sérgio, docente e pesquisador da UFPA, ajuizou um mandato de segurança na comarca de Igarapé-Miri contra o prefeito Toninho Peso Pesado exigindo o cumprimento da Lei da Transparência em Igarapé-Miri, com a divulgação em portal do nome de todos os fornecedores e prestadores de serviços da prefeitura, nomes de funcionários, cargos, lotações e vencimentos, além da informação sobre arrecadações e gastos.

Até o presente momento nem a justiça, nem o ministério público se manifestou, e a clareza das contas municipais são uma incógnita.

Confira a investigação do TCM:







Nenhum comentário:

Postar um comentário